top of page

Quem é Bará



Santo Antônio é o santo católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá Exú, comemorado no dia 13 de junho. Contam que os primeiros missionários, após identificarem o que representava este Orixá para os negros, logo o identificaram como o diabo, talvez por alguns comportamentos que comprometiam o domínio branco sobre os escravos.


Por várias características pertencentes aos homens, Bará se apresenta como o Orixá mais humano de todos. Dono das chaves, dos portais encruzilhadas e caminhos, deve sempre ter suas saudações feitas em primeiro lugar, assim, podemos garantir a segurança do nosso ritual. É responsável pela abertura e fechamento dos nossos caminhos, dependendo do nosso merecimento.


A origem do Orixá Exu enquanto Divindade está em Deus (Olorum), assim como ocorre com todas as demais Divindades. Segundo Rubens Saraceni: “O Mistério Exu é em si o ‘vazio absoluto’ existente no exterior de Deus e guarda-o em si, dando-lhe a existência e sustentação para que, a partir desse estado, tudo o que é criado tenha seu lugar na criação. Por ser Exu o guardião do vazio absoluto e este ter sido o primeiro estado da criação manifestado por Deus, então Exu é, de fato, o primeiro Orixá manifestado por Ele.” Logo, Exu é o primeiro Orixá, o mais velho de todos, o primeiro a ser cultuado.


Por ser e trazer em si o vazio absoluto tem de ser invocado e oferendado em primeiro lugar e deve ser “despachado” de dentro do templo e firmado no seu exterior para que um culto possa ser realizado, pois, se assim não for feito, a presença de Exu dentro dele implica a ausência de todos os outros Orixás, já que seu estado é o do “vazio absoluto”.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page